1002 Kg. 802 dias. On a toujours raison de se révolter.

veigaAgosto2018.02

Estou cada vez mais convencida da importância da permacultura enquanto filosofia e prática e os resultados estão à vista – desde 11 de junho de 2016 colhi  1 tonelada (1002  Kg) de vegetais e alguma fruta o que dá uma média de 1,250 Kg/dia. E isto com a certeza de que ainda não consegui nem de longe o melhor aproveitamento possível do solo ocupado, que em média neste período rondará neste momento, penso eu, cerca de 300m2. Isto significa  que 1 m2 de solo produziu em média anualmente cerca de 1,5 Kg e isto não tendo ainda eu conseguido gerir o espaço de forma realmente biointensiva e atingido o potencial de produção que poderá ter. Tudo isto sem qualquer pesticida, herbicida ou adubo  inorgânico.

veigaAgosto2018.01

O sistema claramente funciona e os contratempos resumem-se a uma ou outra pequena praga – as eternas lesmas e caracóis, meia dúzia de pulgões e pouco mais, coisas que mais que causar grande mossa alimentam o equilíbrio dinâmico do ecossistema. As doenças também não registam grande historial apenas o míldio das cucurbitáceas (pepinos e curgetes) normal em final de estação ou com tempo mais instável como este ano e que não afeta grandemente a produção. Bem… e as eternas ervas mas mesmo aí a falha foi minha (e das condições climatéricas vá) uma vez que este ano descurei coberturas do solo que prevenissem o seu aparecimento…

germinacao

Ontem a contracapa da revista que o meu amigo Zé Moreira lia ostentava a frase “On a toujours raison de se révolter” (Guy Lardrou). A mim parece-me claro e inquestionável mas mais que um call for thinking a frase surgiu-me como uma inspiração para um call for action – assente sobre os princípios da permacultura acredito que “trabalhar a terra” pode ser uma forma de revolução: Coexistes. Partilhas. És e deixas ser. A terra continua a dar-me leveza mas dá-me igualmente uma feroz vontade de combater ficções impostas para benefício de uma minoria.

Esta é  a minha revolução.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s