Ode ao tomate

peraAmarelo

De todas as curiosidades, como lhes chamam os antigos, para mim nada na horta diz mais verão do que o tomate. Fruto (sim, botanicamente é um fruto) bem amado por todo o mediterrâneo and beyond não concebo sequer o verão sem eles.

Confesso que os cultivo com crescente obsessão e este ano os pés de tomateiros devem rondar talvez a meia centena de uma dúzia de variedades diferentes. No top 3 constam o Pera amarelo, o Andine Cornue e o soberano absoluto e incontestável Coração de boi.

Descobri o Andine Cornue numa das minhas andanças pelos sites de sementes. Variedade tradicional dos Andes é um símbolo da história do tomate.  Proveniente da América Central e do Sul (Perú, Bolívia, Equador, Chile) o tomate foi trazido para a Europa pelos colonizadores espanhóis em meados do século XVI.  A  receção ao tomatl (em asteca) parece ter sido diversa:  se no sul da Europa foi rapidamente acolhido na cozinha,  por terras britânicas por exemplo  parece  ter sido primeiro adotado como planta decorativa tendo o fruto a fama de ser tóxico.

greenZebra

Tomate Green Zebra: mantém-se verde quando maduro

Dentro da família das solanáceas ou nightshades como os ingleses poeticamente lhes chamam e que inclui o tomateiro temos a batata e a beringela cuja folhagem é de facto tóxica. Já sobre a toxicidade da folhagem do tomateiro (e folhagem de pimentos e malaguetas também solanáceas) parece não existir consenso. Assunto a aprofundar em breve.

Mas de sombrio e noturno o tomate não tem nada e se já andamos a saborear os peras, cerejas e afins conto os dias para celebrar o verão com os vermelhos carnudos suculentos enormes deliciosos e únicos Coração de boi.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s