you eat girl!

joaninha&afideos

Não se deixem enganar pelo aspeto encantador e inocente destes bichinhos. Estas senhoras são capazes de comer, melhor dizendo, devorar afídeos à tripa forra, ingerindo 40, 50, 70 afídeos por dia (e as suas larvas comem ainda mais).

As joaninhas são uma das visões mais bem vindas na horta contribuindo  para o controle biológico de pragas e o equilíbrio do ecossistema. Esta(s) anda(m) na faxina das favas,  colheita particularmente apreciada pelos afídeos (mais vulgarmente conhecidos por pulgões) e têm feito um bom trabalho.

Enquanto não vêm os feijões, outro favorito dos pulgões, mantenho meia dúzia de plantas para lhes proporcionar habitat seja como local de acasalamento, postura de ovos ou abrigo, ou como alimento (presas ou pólen uma vez que há, pelo que sei,  algumas espécies de joaninhas “vegetarianas”). Pelo que observei e pesquisei as umbelíferas, também chamadas apiáceas, (funcho, endro, cenoura, salsa, pastinacas, …) são das plantas mais apropriadas para fornecer alimento (pólen e/ou presas) e/ou local de abrigo para larvas, pupas e adultos, além de local acasalamento e postura de ovos.

joaninhaAcasalamento

Para combater os pulgões também é possível usar outros métodos orgânicos – o ano passado a bicharada pululava nos feijoeiros (e as joaninhas não abundavam) e após uma pulverização de chá de absinto (Artemisia absinthium) *** o certo é que nem um sobrou para contar a história. Bem na realidade deixei meia dúzia de feijoeiros que tinha mais afastados para repasto das joaninhas.

Lá pela vizinhança ainda usam o Decis que para além de limpar os pulgões limpa a bicharada benéfica. A coisa é tão forte que as vagens (feijão verde) e/ou os feijões não se podem consumir (sim por nós humanos) durante 1 semana … O ano passado lá fui divulgando os benefícios da infusão de absinto a ver se convertia alguém. A ver vamos.

 

*** Chá de absinto (losna): escaldar 300g da erva fresca ou 30 g da erva seca em 10 litros de água. Ficar em infusão durante 15 minutos. Pulverizar sem diluir, depois de frio, sobre os pulgões
fonte: Horticultura biológica para principiantes. Conhecimentos básicos e práticas. Marie-Luise Kreutzer. Editorial Presença
Anúncios

One thought on “you eat girl!

  1. Este blogue é pelo menos tão viciante como a série “this is us”… aprende-se muito, os personagens são fabulososos, o enredo é brutal e no fim chora-se baba e ranho.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s